FERTILIZANTE ORGÂNICO COMPOSTO: ENTENDA DO QUE SE TRATA E ONDE PODE SER APLICADO
28 de setembro de 2022
Tempo de leitura: 3 min
A agricultura é uma das práticas mais antigas do mundo e, ainda hoje, uma das maiores responsáveis pela produção de alimentos e insumos para todo o Planeta – o que também faz dela um importante pilar econômico, principalmente no Brasil.
O último cálculo do Produto Interno Bruto do agro feito pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq/USP, registrou um crescimento de 8,36% em 2021, fazendo com que o setor representasse mais de ⅕ do PIB geral brasileiro.
Dentre as estratégias adotadas por produtores para alcançar esses números através da alta produtividade, está justamente a adubação, que contribui para manter o solo nas condições ideais para o crescimento, desenvolvimento e produção das plantas, repondo os nutrientes exportados por safras subsequentes ou mesmo perdidos por processos naturais de volatilização, fixação ou lixiviação.
A prática pode ser realizada com diversos adubos, incluindo os fertilizantes orgânicos compostos que além de serem fontes de nutrientes, desempenham a função de condicionadores físicos e biológicos do solo, proporcionando a disponibilização lenta dos macro e micronutrientes e criando condições para reduzir processos naturais de perdas.
O que são fertilizantes orgânicos compostos?
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA – o fertilizante orgânico composto é um produto de natureza fundamentalmente orgânica, obtido por processo físico, químico, físico-químico ou bioquímico, natural ou controlado, a partir de matérias-primas de origem industrial, urbana ou rural, e enriquecido ou não de nutrientes minerais.
Esses fertilizantes podem ser produzidos a partir da técnica de compostagem termofílica que transforma resíduos não perigosos gerados por diversas atividades antrópicas em um produto de uso seguro e com qualidade para cultivos agrícolas e projetos paisagísticos.
A compostagem é um processo natural e controlado capaz de bioestabilizar a matéria orgânica com a ocorrência de altas temperaturas para garantir a higienização completa dos resíduos até a finalização do processo de transformação em fertilizante orgânico ou condicionador de solo como produto final.
Onde os fertilizantes orgânicos compostos podem ser aplicados?
Graças às suas propriedades e seu desenvolvimento inteligente, os fertilizantes orgânicos compostos podem ser utilizados em diversos casos na agricultura, pecuária e paisagismo, sendo os principais deles:
-
Rotação de diversas culturas
A rotação de culturas é uma prática muito comum para conservar a terra, evitando a degradação e, consequentemente, a queda da produtividade. Nessa técnica, o tipo de cultura é substituída a cada nova época de cultivo, fazendo com que a produção diversificada promova a recuperação de áreas degradadas.
Os fertilizantes orgânicos compostos atuam de maneira eficaz na rotação de culturas, oferecendo ao solo a reposição da matéria orgânica, nutrientes e microrganismos benéficos que contribuem para maiores produtividades.
-
Produção de mudas
Na produção de mudas, um solo rico em nutrientes é essencial para que as sementes deem origem a plantas saudáveis. E é aí que os fertilizantes orgânicos compostos atuam, fornecendo nutrientes e matéria orgânica que aumentam a qualidade do substrato e melhoram as condições de desenvolvimento das jovens plantas, estimulando a formação de radicelas.
-
Manutenção de culturas perenes
Outra aplicação comum do fertilizante orgânico composto é na manutenção de culturas perenes, ou, como também são conhecidas, culturas de ciclo longo. Esse tipo de plantio envolve árvores frutíferas, ervas e arbustos – espécies que não precisam ser replantadas depois do ciclo produtivo, já que não morrem logo após a colheita e permanecem plantadas na mesma área por longos períodos.
Neste caso, a adubação orgânica contribui para o equilíbrio físico, químico e biológico do solo, repondo a matéria orgânica e evitando desgastes e impactos negativos na produção.
-
Plantações em fase de desenvolvimento
O processo de desenvolvimento das culturas necessariamente antecede as colheitas. Para que esse processo seja efetivo, é essencial que as plantas tenham disponíveis todos os nutrientes necessários para o seu crescimento.
Os fertilizantes orgânicos compostos além de fornecer nutrientes, criam condições físicas, químicas e biológicas no solo que aumentam a eficiência na absorção dos nutrientes e podem contribuir para supressão de microrganismos fitopatógenos e nematóides, ambos prejudiciais ao desenvolvimento das plantas.
-
Restauração de pastagens e piquetes
Além da agricultura, a adubação orgânica também favorece a pecuária e os haras, mais especificamente através da manutenção de pastagens e piquetes.
A Instrução Normativa SDA Nº 61 DE 08/07/2020 regulamenta a aplicação para essas finalidades, estabelecendo o seguinte: “Uso permitido em pastagens e capineiras apenas com incorporação ao solo. No caso de pastagens, permitir o pastoreio somente após 40 dias depois da incorporação do fertilizante ao solo.”
Como resultado, além de estimular o crescimento mais rápido da vegetação, o fertilizante orgânico incorporado ao solo nessas áreas ainda promove uma função biológica prolongada da aplicação.
-
Jardinagem e projetos paisagísticos
Por fim, o uso dos fertilizantes orgânicos também se mostra muito eficiente em projetos paisagísticos e de jardinagem.
Esses fertilizantes oferecem as substâncias necessárias para que arbustos, flores e gramados cresçam e se mantenham saudáveis, além de aumentar a retenção de umidade e favorecer o crescimento equilibrado da vegetação. Os fertilizantes orgânicos compostos apresentam grande eficiência na recuperação física, química e biológica de solos impactados negativamente por obras ou mesmo áreas degradadas por mineração.
Como seu cultivo será beneficiado pela aplicação dos fertilizantes orgânicos compostos
Além de serem opções sustentáveis, os fertilizantes orgânicos compostos trazem muitas vantagens para os produtores.
Por serem produtos ricos em matéria orgânica, eles contém macro e micronutrientes em sua composição, que são essenciais para o desenvolvimento da plantação. Esse fator também está associado à economia em manutenções e custos não programados, justamente porque a adubação orgânica supre as principais necessidades da terra e contribui para supressão de microrganismos fitopatogênicos.
Além disso, fertilizantes compostos são caracterizados por ativar a microbiota do solo, elevando sua biodiversidade e ampliando a retenção de água, o que beneficia novos cultivos e favorece a produtividade.
Fertilizantes orgânicos compostos Tera Nutrição Vegetal
Os fertilizantes Tera Nutrição Vegetal são desenvolvidos e comercializados para oferecer esses e muitos outros benefícios. O Tera Base, Mix e Premium são produtos duplamente vantajosos, pois além de promover a reciclagem de nutrientes através da compostagem de resíduos orgânicos, melhoram as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, aumentando a produtividade de culturas agrícolas e o sucesso de projetos paisagísticos.
Entre em contato conosco e saiba como levar o melhor dos fertilizantes orgânicos para a sua produção.
Posts Recentes
TERA BASE: UM FERTILIZANTE ORGÂNICO PREPARADO PARA BENEFICIAR DIVERSAS CULTURAS
Nos últimos anos, observamos que muitos agricultores têm demonstrado um forte interesse por fertilizantes orgânicos, […]
9 MITOS E VERDADES SOBRE A ADUBAÇÃO ORGÂNICA
A adubação orgânica vem se consolidando como um pilar fundamental no setor agrícola, especialmente por […]
PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR: O QUE ESPERAR PARA O MERCADO SUCROENERGÉTICO EM 2024
De acordo com o 2º Levantamento da Safra de Cana-de-açúcar 2023/24, realizado pela Companhia Nacional […]
Newsletter
Inscreva-se em nosso blog para receber novidades
Envie um comentário